A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO

O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja no treinamento, na competição, ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa além de prevenir lesões.

Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
 
O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo, são exercícios que utilizam grandes grupos musculares, uma leve corrida (“trote”), ou um leve aquecimento na piscina (nadar suavemente no início do treino). Os principais objetivos do aquecimento geral são: obter um aumento da temperatura corporal, da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho. Fisiologicamente o aumento da irrigação tecidual garante um melhor suprimento de oxigênio e substratos ao tecido muscular, o aquecimento geral possibilita uma melhora do desempenho em função de um aumento do débito cardíaco e do volume respiratório. No lado preventivo a elevação da temperatura resulta em uma redução da resistência elástica e da resistência do atrito, músculos, tendões e ligamentos tornam-se mais elásticos ficando menos suscetíveis a lesões.
 
O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Este tipo de aquecimento torna-se ainda mais importante em modalidades esportivas coordenativas ou que exijam força e reação rápida do praticante. O aquecimento específico deve conter exercícios de alongamento e relaxamento garantindo uma boa flexibilidade da musculatura que será trabalhada. Com exercícios direcionados aos principais grupos musculares da atividade, há um redirecionamento sanguíneo para estas regiões, tornando-as mais irrigadas e supridas de oxigênio. Ex. Na piscina, estimular pernas com exercícios curtos de pernada, preparando-as para um posterior tiro de 100 metros com velocidade, ou estimular giros de braço com rotação rápida de ombros antes de um tiro de 50 metros com velocidade.
 
Fatores que influenciam o aquecimento:
 
Idade – Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, portando mais longo.
 
Condicionamento Físico – Quanto mais treinada a pessoa é, mais intenso deve ser seu aquecimento. Nunca faça atividades com as que você não esta acostumado.
 
Modalidade Esportiva – Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada, aquecimento específico para determinada região.
 
Temperatura Ambiente – Em dias quentes o aquecimento pode ser reduzido, em dias frios o tempo de aquecimento deve ser alongado.
 
Dica lida, agora é só cair na água e começar o seu aquecimento!
 
Boas Braçadas!
 
Prof. Bruno Rocco - CREF: 009762-G/PR
Facebook: bruno.rocco.uon
Academia H2O (41) 3398-4398 - h2o@academiah2o.com.br