TRIATHLON: PISCINA X ÁGUAS ABERTAS

Triathlon: piscina X águas abertas

Uma das principais diferenças entre a piscina e o mar aberto é que em águas controladas você pode treinar técnica, fazer um trabalho passado e ser auxiliado por seu treinador. Por outro lado, os atletas do “mundo real” estão sujeitos a variações no clima, correnteza e outros obstáculos naturais. Normalmente, triatletas treinam em piscinas para competir em águas abertas. Mas existe uma grande diferença entre uma técnica e outra.
 
Confira algumas destas diferenças:
 
A frequência da braçada
 
Na piscina, muitos treinadores aconselham os atletas a irem de uma ponta a outra com o menor número de braçadas possível, buscando maximizar a eficiência, tanto nos movimentos das pernas como no dos braços. No entanto, o mar é diferente. Para não se deixar levar pela correnteza e manter o curso é necessário que você aumente a quantidade de braçadas. No mar você não pode chegar suavemente como você faz na piscina. Então, sem se desesperar, você deve aumentar o ritmo de movimento dos braços.
 
Localize a boia
 
Quando você nadar na piscina olhe para baixo e para o lado, para respirar. Em águas abertas não deve perder de vista a boia. Assim,  a cada três ou quatro braçadas respire e olha adiante para ver se está indo em uma boa direção. Devido às ondas e a corrente do mar é muito comum que os atletas percam o rumo.
 
Cuidado no início
 
A largada em mar aberto é bem diferente do que em uma piscina. Primeiro, você deve considerar que não terá a borda para pegar impulso, ou seja, a saída pode custar um pouco mais do que o habitual. Depois, por serem muitos os triatletas que vão fazer a prova, acaba sendo inevitável que não haja empurrões quando você sair. Por isso, se você for um novato, é melhor que fique para trás para evitar os golpes que podem prejudicar seu desempenho.
 
A posição de seus braços na recuperação
 
Para desenvolver uma boa técnica, treinadores recomendam que na fase de recuperação (fase de respirar na hora das braçadas), o nadador toque na água com a ponta dos dedos. Em mar aberto não é o mesmo. Para não trombar com outros concorrentes deve levantar mais os braços e mantê-los longe da água.
 
Fonte: prologo.ativo.com