TREINAR POR QUILOMETRAGEM OU HORA: QUAL MÉTODO É MELHOR?

Treinar por quilometragem ou hora: qual método é melhor?

É melhor treinar por quilometragem ou hora? Por mais que pareça uma pergunta banal, muitas pessoas se perguntaram por que essa diferença de treinos nas planilhas. Para alguns corredores o treino baseado em hora traz mais flexibilidade e um percurso mais adaptável, enquanto os que curtem a quilometragem buscam mais especificamente os pontos de início e fim para concluir no lugar correto.
 
Treinador prevere usar o tempo nos treinos intervalados Foto: Astrosystem/Fotolia
Treinador prevere usar o tempo nos treinos intervalados Foto: Astrosystem/Fotolia
O treinador Ronaldo Martinelli, coordenador do programa Bio Running, da academia Bio Ritmo, explica que os dois tipos podem ser utilizados sem problemas. “Geralmente quando trabalho com intervalados prefiro usar o tempo, pois as variáveis de treinamento e os sistemas energéticos são ativados de acordo com o ele. Por exemplo, o tempo do estímulo trabalha diferentes sistemas como o anaeróbio alático até 30 segundos, anaeróbio lático de 30 segundo, a dois minutos e assim vai”, explica. Já nos treinos por metragem o corredor tem mais liberdade para executar em seu tempo, com esforços diferentes. “Uma pessoa que corre facilmente um quilômetro em 5min, pode realizar o treino com menos carga que uma pessoa que correr a 6min30. É preciso levar em conta que, muitas vezes, um corredor pode demorar quase o dobro de tempo de execução de um treino, se comparado a outro. O importante é que cada um corra de acordo com seu nível e objetivo”, diz.
Arte: Thays Aguiar
Arte: Thays Aguiar
“Para treinos longos, com objetivos pré-determinados, eu prefiro a carga de treino progressiva independente de quanto tempo a pessoa irá demorar para executá-la. Mas, a única diferença é basicamente a metodologia”, segundo Ronaldo é preciso levar em conta o nível de cada atleta em relação a corrida. “Quando trabalhamos por tempo é necessário verificar quantos metros a pessoa fez em cada estímulo ou treino e vice versa. Se houver o controle ideal de carga, os dois funcionam”. 

Fonte: Webrun