OMBRO E LOMBAR SÃO AS REGIÕES MAIS ATINGIDAS POR LESÕES ENTRE NADADORES

Ombro e lombar são as regiões mais atingidas por lesões entre nadadores

Ombro e lombar são as regiões do corpo mais atingidas por lesões em praticantes de natação. Por isso, listei os problemas mais frequentes e também possíveis formas de tratamento. - Problemas frequentes:

Tendinopatias
De uma forma simplificada, significa inflamação no tendão. O músculo mais afetado por esse problema é o supraespinhal, pois ele fica em uma região de grande atrito no ombro. O excesso de treino, associado a problemas de biomecânica e fraqueza, podem levar a essa patologia.

Síndrome do impacto subacromial
Acontece quando o movimento do ombro não ocorre de uma forma correta, gerando um alto impacto entre as estruturas anatômicas durante o movimento e, consequentemente, dor. O
mal funcionamento de um conjunto de músculos, chamado de manguito rotador, pode ser uma das causas dessa lesão.

+ 5+: dicas vão te ajudar a aprimorar os treinos e mergulhar de vez na natação
Natação euatleta (Foto: Getty Images)
Natação exige muito de ombro e lombar: fisioterapeuta mostra que cuidados os nadadores devem ter (Foto: Getty Images)




Lesão de glenoide
O impacto frequente, associado à altas cargas de treinamento, pode levar a lesões estruturais no ombro. A mais frequente é a lesão da glenoide, uma espécie de capa que recobre a cabeça
do úmero (osso do braço). Rompimentos de tendões também costumam acontecer em casos de grande sobrecarga.

Dor lombar
Dores nas costas também são comuns em nadadores e acontecem, geralmente, quando os músculos do tronco (o core) não estão trabalhando em harmonia para estabilizar esse segmento.

- Tratamentos:
Cada tipo de lesão exige um tratamento específico e uma abordagem individual de cada atleta. Porém, de uma forma geral, alguns pontos chaves podem ser destacados no tratamento das lesões em nadadores.

+ Sem as pernas e parte do braço direito, André faz natação no mar: "Sou capaz"
 
Reflexos: Cammile Adams e Cassidy Bayer na largada dos 200m borboleta feminio (Foto: Erich Schlegel / USA Today / Reuters)
Fortalecer o core e restaurar o movimento do ombro são importante (Foto: Erich Schlegel / Reuters)
Restauração do movimento harmônico
O bom movimento do ombro depende da coordenação de várias estruturas e músculos, o que é chamado de ritmo escápulo-umeral. Um ritmo alterado entre as partes do ombro gera impacto, sobrecarga e lesões. Portanto é importante restabelecer o movimento escápulo-umeral adequado quando esse está incorreto, o que pode ser feito através de fortalecimento muscular e exercícios de biomecânica.

Fortalecimento de manguito rotador
O tratamento de várias patologias inclui o trabalho desses músculos, que são essenciais para a biomecânica do ombro.








Fortalecimento do core
O desempenho e saúde de um nadador depende de boa estabilidade de tronco, conseguida através de treinamento do core. Esse trabalho não é importante apenas para proteger a coluna, mas também é essencial para o movimento de braços e pernas, pois o tronco deve funcionar como uma base de suporte firme para permitir movimentos melhores e diminuir as chances de lesões.