POR QUE O DESAQUECIMENTO É TÃO IMPORTANTE?

Por que o desaquecimento é tão importante?

Depois daquele treino intenso e extenuante, é essencial ir parando aos poucos para que o corpo não sofra. Segundo Nelson Evêncio, treinador da assessoria esportiva que leva o seu nome, a prática do cool down (desaquecimento) não deve ser desprezada e precisa fazer parte do treinamento. “O desaquecimento serve para fazer os batimentos cardíacos retornarem ao nível normal de maneira mais gradativa e para auxiliar de forma mais rápida a eliminação de resíduos metabólicos gerados durante o esforço, como o lactato”, explica o treinador. 

Na corrida, o cool down pode ser um trote leve pós-treino ou um leve pedal. Segundo Evêncio, o trote irá estimular o sistema oxidativo a remover esses resíduos metabólicos que causam fadiga muscular e corporal. “Recomendo que essa prática seja feita em treinos mais intensos, como os intervalados, nos treinos de fartlek e depois de provas mais fortes”, complementa.







O que acontece com o corpo se não dedico alguns minutos ao desaquecimento? A atividade intensa leva o corpo e a frequência cardíaca ao limite. Sem essa aclimatação, o corpo desacelera rapidamente, assim como a frequência cardíaca, o que pode causar tonturas e até desmaios. Por isso, reserve alguns minutos de pós-treino para não comprometer o resto de seu dia e não deixe de fazer alongamento para relaxar a musculatura e as articulações.

Fonte: Webrun.com.br