SEUS MÚSCULOS TEM MEMÓRIA

Seus músculos tem memória

É inevitável. Seja por conta de uma lesão esporádica ou por fatores que interferem na rotina, em algum momento da nossa vida será necessário parar de praticar atividades físicas por um tempo. A boa notícia é que, mesmo após um período importante de parada, nossos músculos guardam sua força e capacidade de executar movimentos, deixando a volta muito mais ágil.

Sim, nossos músculos possuem memória e, para muitos, a volta pode ser mais fácil do que quando começaram o esporte. Já foi comprovado também que, quanto mais você praticar, mais você estará alimentando a memória do músculo. A rotina melhora esta função do nosso corpo graças à constante comunicação entre o corpo e o cérebro. É como aprender a andar de bicicleta.

O fisioterapeuta Claudio Cotter explica que quanto mais a pessoa treina e quanto mais cedo ela começou na vida, melhor sua memória muscular. “Pessoas que começaram a treinar mais tarde tem menos. Então o segredo é aumentar volume de treinamento, mas isso é algo lento e que não acontece de uma hora para a outra. Muitas vezes são anos de treino para ter o corpo modificado”, explica.

 
Foto: Dirima/Fotolia
Foto: Dirima/Fotolia
Mas como funciona esta memória muscular?
Basicamente, quando fortalecemos os músculos eles desenvolvem células com mais núcleos que contém o DNA, isto será necessário para o aumento do volume muscular. É uma memória em forma de proteína que é ativada por neurotransmissores.

Uma das principais pesquisas foi conduzida por pelo cientista Kristian Gundersen, professor de fisiologia na Universidade de Oslo. O professor comprovou que os núcleos permanecem em células até de quem parou de se exercitar. Isso significa que, quem já desenvolveu sua força muscular estará um passo à frente quando decidir voltar ao esporte.

Seu coração também tem memória
Outra descoberta importante foi que esta função do corpo não se aplica apenas aos músculos voluntários – como dos braços e pernas – mas também aos involuntários – como o coração.

Ex-corredores também sentem os benefícios de ter um coração mais forte e resistente até o final da vida. Lembre-se: todo o exercício feito conta nessa construção, mas a rotina é fundamental.

Cuidados
A evolução será veloz, mas não por isso você deve aproveitá-la ao máximo. Essa velocidade pode aumentar também a exposição a lesões. Então, voltar de forma cuidadosa é importante. “O mais perigoso, em minha opinião, é se a pessoa estiver tomando anti-inflamatórios, que podem mascarar a dor. Tirando isso conta muito a percepção de cada um”, explica o fisioterapeuta.

Fonte: Webrun.com.br