POSTURA CORRETA AJUDA A ECONOMIZAR ENERGIA DURANTE A CORRIDA

Postura correta ajuda a economizar energia durante a corrida

Atendendo a pedidos dos leitores, nós do Assessocor produzimos um apanhado de dicas sobre como você pode melhorar sua postura e, consequentemente, seu desempenho nas corridas. E sim, isso irá economizar suas forças e fazer muita diferença.

Qualquer alteração postural afeta e é afetada pelo movimento, afirma o fisioterapeuta Claudio Cotter. “Nossa postura se desenvolve a partir dos movimentos e as deformidades como escolioses acontecem devido práticas em que usamos mais um lado do corpo”. O esporte também causa isso, como por exemplo o atletismo no salto com barreiras. Se um atleta sempre saltar com a mesma perna na frente, alterações poderão compensar o movimento através de pequenas curvaturas na coluna e rotações articulares. Isso, em grande quantidade, pode levar a sobrecargas e dores.

Já a corrida de pista é um esporte mais simétrico, mas não é por isso que devemos deixar de nos preocupar, já que existe a tendência a priorizar uma perna como propulsora ou apoio, pela facilidade de maior e equilíbrio em relação a outra. “Para treinar esse desenvolvimento simétrico o atleta deve fazer exercícios sempre separadamente e evitar os que usam as duas pernas ao mesmo tempo, como agachamentos, pois a tendência é aliviar a perna mais fraca. Além disso, indico exercícios de força dinâmica, uma técnica que prioriza simetria e exercícios respeitando a biomecânica ao extremo”.

 
Foto: Elena Abrazhevich/Fotolia
Foto: Elena Abrazhevich/Fotolia
A também fisioterapeuta Tatiana Abreu, explica que a execução dos movimentos de uma forma correta faz diferença no treinamento de atletas amadores. “Sem dúvida o que tiver melhor postura irá se destacar mais, já que terá uma biomecânica alinhada de forma mais eficiente”. 

Segundo a fisio, vários textos se posicionam perante a execução correta dos movimentos, porém é preciso frisar a individualidade de cada atleta. “Não podemos mecanizar um gesto que teoricamente deveria ser natural do nosso corpo. Sendo assim podemos melhorar, mas a atenção às especificidades de cada um é essencial”.

O que fazer para melhorar?

1. Durante a corrida mantenha o abdômen contraído para estabilizar a lombar e tronco inclinado, mas tentando manter uma posição ereta.

2. Sempre corra olhando para frente. Olhar para o chão faz com que você perca eficiência mecânica.

3. Imagine-se impulsionando o corpo para frente. Então, mantenha o pé na linha do seu corpo e projete seu tronco para frente. Basicamente é fazer o movimento de elevação do calcanhar até o bumbum, que muitos treinadores indicam, isso faz com que você tenha uma movimentação melhor.

4. Preste atenção nos braços. O corredor não pode deixar que o tronco feche o peito e os braços se cruzem a frente, isso faz com que ele perca eficiência motora. Os braços devem estar alinhados na lateral do tronco, mais ou menos na altura da cintura e os cotovelos fletidos a 90 graus. “Não há uma forma definida para correr, mas se o atleta forçar demais o corpo podem haver compensações mais de um lado do que outro do corpo, aumentando assim a chance de lesões como desgastes em coluna vertebral, de disco, vértebra, artrose de coluna, desalinhamento do joelho, tendinite entre diversas outras”, explica Tatiana.

Correção em clínica

Já a equipe de Tatiana trabalha com RPG e SGA. “Gosto de observar o desvio postural através de uma avaliação estática. Após os ganhos deste tratamento passamos a treinar a biomecânica da corrida. Gosto de planejar junto com o treinador, assim conseguimos resultados também com educativos”.Na clínica do fisioterapeuta Claudio Cotter eles começam analisando o movimento. “Avaliamos para ver algo mais específico em algum músculo ou grupo muscular e se necessário utilizamos a análise por vídeo. Em último caso usamos um software chamado Runfit, que verifica ângulos e erros biomecânico. Após esse passo partimos para o estímulo dos músculos que estão em déficit e reestruturação dos movimentos errados, é como se ensinássemos o paciente a andar de novo”, diz. Ele frisa que é necessária muita atenção no início, mas que com o tempo o novo movimento integra-se ao cérebro e tudo fica mais automático”, explica.

Existe cura?

Segundos os dois fisioterapeutas o tratamento é contínuo e para bons resultados o corredor precisa estar sempre concentrado. “Quando estamos cansados durante o exercício a tendência é piorar a postura, então haja concentração”, diz Tatiana. “Alongue sempre e muito. Isso faz com que as retrações musculares de encurtamento não aconteçam e elas, são responsáveis por gerar uma postura ruim, já que uma musculatura contraída puxa os ossos da coluna e pode te deixar desalinhado facilmente”.

Fonte: Webrun.com.br