SEM MONTANHAS? SEM PROBLEMAS!

Sem montanhas? Sem problemas!

Para competir nas corridas de montanha o ideal certamente é treinar nas trilhas que se assemelhem o máximo possível da prova que será disputada. Mas infelizmente nem todas as grandes cidades brasileiras possuem locais como esses.
 
Foto: Brian Jackson/Fotolia
Foto: Brian Jackson/Fotolia
Atletas de ponta e treinadores têm diversas táticas e treinos especiais para driblar essas adversidades, saiba como você também pode fazer isso!

Se você vive em uma cidade com trilhas por perto, a melhor opção é equilibrar os treinos entre corridas na rua e fortalecimento muscular com a prática direta em montanhas aos finais de semana.

A atleta paulistana, Vanessa Moura, separa dicas de destinos próximos a São Paulo perfeitos para treinar sem viajar longas distâncias.

- Pedra Grande, Atibaia
- Serra da Cantareira
- Pico do Jaraguá (Trilha do Pai Zé)
- Serra do Japi
- Aldeia da Serra
- Parque Estadual do Juquery, Franco da Rocha

“Realizo os treinos de montanha apenas aos finais de semana, normalmente aos sábados e dependendo da fase de treinamento acrescentamos os domingos”, completa Vanessa.

Nem todos os lugares têm montanhas por perto, mas nem por isso os corredores devem se sentir intimidados por grandes subidas e descidas. Esse é o caso da brasiliense Julia Moura, que participa de corridas de montanha há 4 anos.


“A esteira é ponto chave nas minhas preparações, as opções de inclinação sempre me ajudaram muito. Além disso as escadas são grande aliadas, corro entre subidas e descidas de 15 a 20 minutos, sempre o mais rápido que eu posso”, conta a atleta.

Algumas esteiras contam com a opção que simula descidas, a inclinação miníma geralmente é de 2%, porém é possível aumentá-la se mantendo na extremidade traseira da esteira.

Durante a semana, quando os treinos ocorrem dentro das áreas urbanas, é necessário aliar conhecimento à criatividade. Vanessa Moura, por exemplo, conta que junto com seu treinador, Sidney Togumi, elaborara uma rotina que envolve treinos puxando pneus, utilizando mochilas com pesos e correndo em rampas, tudo para aliar força à agilidade.

Para simular ainda mais os desafios que uma corrida de montanha reserva, o atleta deve usar a técnica de Pliometria, que se caracteriza por exercícios com saltos, combinados ao percurso do treino. É importante também não deixar de lado os exercícios estabilizadores, já que o corredor irá encontrar superfícies irregulares na prova, que podem ocasionar diversas lesões, e o preparo dos membros inferiores podem prevenir uma série delas.

Fonte: Webrun.com.br