UTILIZE A TÉCNICA DE DE-LOAD E FIQUE LONGE DO OVERTRAINING

Utilize a técnica de De-Load e fique longe do overtraining

Muitos atletas que possuem uma rotina bem definida de treinos com peso passaram adotar uma técnica chamada De-Load periodicamente. Ela consiste em uma redução planejada de volume ou intensidade, durando geralmente uma semana. O objetivo é auxiliar a recuperação do organismo depois de acumular fadiga ao longo dos últimos meses, o que também prepara os músculos para novos ganhos após o retorno a rotina normal.

 






Benefícios do De-Load

- Auxilia na recuperação de tendões, ligamentos, articulações e tecidos conjuntivos
- Recupera o sistema nervoso central 
- Reduz o risco de overtraining

A ortopedista Ana Paula Simões explica porquê o corredor da utilização dessa técnica. "Quando o atleta começar a sentir os sintomas de overtraining, deve sim reduzir o volume dos treinos, pois isso pode ser lesivo a todos seus órgãos. Existem casos em que enzimas deletérias e ácidos láticos geram uma sobrecarga renal, podendo até causar uma doença chamada rabdomiólise, uma quebra de músculo esquelético devido a lesões no tecido muscular".

Os benefícios não são só para o organismo, diversos atletas acreditam que a técnica é válida também para renovar a mente. É o que defende o corredor Gustavo Albuquerque: “sempre fui muito religioso com minha rotina de treinos com peso e de corrida, porém passei por um período onde faltava motivação e os exercícios se tornaram cada vez mais cansativos. Fui pesquisar na internet alguma solução, então conheci a semana de De-Load, passei a executá-la a cada três meses e foi algo que surgiu como uma “válvula de escape”, trazendo renovação”.

Como fazer o De-Load?
 
Foto: Fotolia
Foto: Fotolia
Você deve começar planejando a redução do volume do treino e isso geralmente dura uma semana, variando de pessoa para pessoa. O principal é diminuir a intensidade e o esforço, fazendo algo entre 50% comparado a uma semana de treino normal.

Confira alguns exemplos de como realizá-lo com sucesso:

- Faça sua rotina de treino e exercícios normalmente, porém nessa semana passe a contar repetições de forma que você trabalhe a musculatura usando um carga entre 50% do usual para cada exercício. Com isso você atinge o músculo e não sobrecarrega tanto os sinergistas e as articulações.

- Você pode usar a mesma carga que está acostumado, porém diminua o número de exercícios ou séries (ou os dois), para que fique entre a metade do volume de treino habitual.

- Treine mais pesado os músculos que geralmente não ganham tanta atenção e diminua a intensidade naqueles em que você mais se esforça.

- Use pesos mais leves e foque seu treino na melhora da execução e na mecânica do movimento.

- Diminua seus treinos e aumente os trabalhos cardiorrespiratórios.

- Se você executa os exercícios com muita amplitude e carga, procure diminuir um pouco e faça a amplitude "clássica" do exercício. Em casos mais extremos, também é valido tirar uma semana inteira. Nos períodos de descanso, o atleta pode procurar executar alongamentos e massagens, o que ajuda a dissipar o acúmulo de enzimas no corpo.

Fonte: Webrun.com.br