FALTA DE NUTRIENTES PODE INFLUENCIAR CAUSAS DE DEPRESSÃO

Falta de nutrientes pode influenciar causas de depressão


Sintomas como sonolência, cansaço e alergias são alerta sobre a doença

Antes tratada como “frescura”, a depressão é cada vez mais estudada e seus resultados divulgados, mostrando que é sim uma doença e necessita de cuidados. Um desses resultados, trouxe a tona a influência de determinados nutrientes em nosso organismo.

A gerente de Nutrição e Desenvolvimento de Produtos do Mundo Verde, Flávia Morais, explica o motivo de determinados nutrientes gerarem uma carência no organismo. “Vários componentes são necessários para a produção de serotonina, um neurotransmissor que exerce grande influência no estado de humor, e para aumentar a atividade de seus receptores. A deficiência dos mesmos é relacionado à depressão”.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Deve-se pensar principalmente em ajustar o consumo de alimentos fontes de triptofano, vitaminas B6, B9, B12 e C, magnésio, ácido fólico, cromo e ômega 3. Em alguns casos pode ser necessário o uso de suplementos”, diz Flávia.

Pessoas com carência desses nutrientes têm menor recepção de serotonina, sendo que os sintomas da depressão podem ser mais severos em quem tem propensão a tê-la. “Os principais sintomas costumam ser sonolência, cansaço, alergias de pele, tremores e dificuldades de concentração”, explica.

Quais outros motivos podem causar a depressão?

Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego, fim de um relacionamento amoroso e diagnóstico de doenças graves, além de situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa e alterações hormonais, principalmente a diminuição de estrogênios, que ocorre durante a gravidez, no pós-parto e na menopausa podem potenciar uma depressão.

Quais alimentos investir?

Não deixe faltar no cardápio grãos integrais - como aveia, arroz e quinoa - levedo de cerveja, cogumelo, aspargo, ameixa, banana, oleaginosas – como nozes, amêndoas e castanhas - sementes de linhaça, gergelim e chia, espinafre, peixes e crustáceos. Outro alimento bastante valorizado é o cacau.

Quais alimentos evitar?

Estudos mostram que alimentos ricos em gordura saturada e trans geram um estado de inflamação que interfere no metabolismo dos neurotransmissores, assim reduza o consumo de leite integral, carnes, biscoitos, margarinas, sorvetes, pipoca de microondas etc. É importante diminuir também o consumo de açúcar e cafeína.

Fonte: Webrun.com.br