VEJA QUAIS SÃO AS FRUTAS MAIS COMPLETAS PARA O PRÉ E O PÓS TREINO

Veja quais são as frutas mais completas para o pré e o pós treino


A nutricionista esportiva Marcela Montenegro, da Estima Nutrição, explica quais são as melhores frutas para te ajudar nos treinos de corrida

As frutas são uma ótima opção de alimento nutritivo e saboroso. Elas ajudam a prevenir a desidratação e possuem ingredientes que aumentam a resistência imunológica do organismo, reduzem o risco de lesões musculares e a incidência de cãibras. Sempre foram as companheiras de quem está na dieta, quando bate aquela vontade de comer um doce. Mas os corredores precisam prestar atenção ao escolher o tipo de fruta e o momento em que vão consumi-la, de acordo com a rotina de treinos e provas.

A quantidade e a fruta escolhida podem influenciar no rendimento do corredor, Marcela Montenegro nutricionista esportiva da Estima Nutrição, deu várias dicas de frutas que o atleta pode consumir sem erro antes dos treinos. Além de duas receitas deliciosas e saudáveis para dar uma variada, veja:
 
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay






Pré treino

Se você quiser inserir frutas antes do seu treino, o ideal é que seja nos 30 minutos que antecedem a prática e que sejam opções que contém um baixo índice glicêmico, assim ela vai demorar para ser absorvida pelo seu corpo e você terá mais energia. No caso das frutas com alto índice glicêmico como por exemplo a banana, o ideal é adicionar uma fonte de proteína, fibras ou gordura ( como as oleaginosas ou castanhas ). Se preferir comer só uma fruta, o abacate é uma ótima ideia porque já tem gordura, assim você não precisa ingerir oleaginosas junto com ele. Existem muitas combinações possíveis, uma boa é: uma banana com aveia e mel ou uma maçã. Sempre atento à distância ou período de treino, o melhor é montar seu plano individualizado com seu nutricionista.

Receita: barrinha de cereal de tâmaras

Ingredientes 4 tâmaras médias 50g de flocos de arroz 4 castanhas (castanha de caju, do Pará, pistache ou noz)
Modo de preparo - Bata as tâmaras e as castanhas nos mixer ou liquidificador até formarem uma pasta - Misture os flocos de arroz sem triturá-los - Pré aqueça o forno a 180ºC - Coloque a barrinha no forno por 20 minutos
Pós treino Após o treino, os corredores vão precisar repor o glicogênio e as proteínas perdidas durante a corrida. Ao contrário do pré treino, o abacate não é um boa ideia já que tem uma absorção lenta e nessa hora o corredor precisa de algo que haja mais rápido. Fora ele, todas as outras frutas são bem vindas para ter uma recuperação saudável.

Se você quiser variar nas receitas, a nutricionista deu algumas ideias do que fazer: whey protein batido com uma fruta a sua escolha, omelete mais uma fruta ou iogurte com uma fruta e mel, crepioca com cottage, ricota ou pasta de amendoim.

Receita: muffin de banana

2 colheres de sopa de farinha de aveia 1 ovo 1/2 xícara de chá de claras 1 colher de sopa de óleo de coco 3 colheres de sopa de leite de coco 2 bananas (uma para a massa e outra para o recheio) Amendoim sem casca a gosto.
Modo de preparo - Misture tudo, menos uma banana e o amendoim, e bata tudo no liquidificador - Pique a outra banana em cinco rodelas grandes - Passe a mistura do liquidificador para as formas de cupcake e cloque as rodelas de banana no meio da mistura - Num forno pré aquecido a 200 ou 250ºC, coloque os muffin por 25 minutos.

Fonte: Webrun.com.br