DESGASTE NA CARTILAGEM DO QUADRIL PODE PROVOCAR OSTEOARTROSE

Desgaste na cartilagem do quadril pode provocar osteoartrose


Dores no quadril podem significar, entre outros problemas, um desgaste permanente na cartilagem
Matéria originalmente publicada 16/02/2011

Dores no quadril podem significar, entre outros problemas, um desgaste permanente na cartilagem.

O médico especialista em fisiologia do exercício, Dr José Marques Neto, explica mais sobre o assunto e passa algumas medidas que podem ajudar o paciente.

 






A osteoartrose (ou osteoartrite) do quadril é uma condição ortopédica de desgaste permanente da cartilagem da articulação do quadril, que é o tecido de revestimento do osso em suas porções articulares. Elas se localizam tanto no teto acetabular (osso da bacia), quanto na cabeça do fêmur (osso da coxa).

Em condições muito avançadas é necessária a substituição desta articulação por uma prótese (articulação feita de material metálico). A osteoartrose tem causas genéticas e degenerativas, e é agravada enormemente pelo peso do paciente. Medidas como sessões de fisioterapia, uso de substâncias condroprotetoras (sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina), atividades aeróbicas alternativas como natação e "deep running", e treinamento muscular do quadril e região cumprem uma função coadjuvante importante no sentido de retardar a indicação pelo tratamento cirúrgico.

Porém, o mais importante é a redução de peso pelo paciente, que deve investir nestas modalidades de tratamento antes de decidir pela cirurgia.

Fonte: Webrun.com.br