3 EXERCÍCIOS PARA MANTER A COLUNA NO LUGAR

3 exercícios para manter a coluna no lugar


Professora ensina como usar a bola de pilates para melhorar sua postura

Cerca de 80% da população passa quase 90% do tempo sentado. Seja na cadeira do trabalho, no banco do carro, na sala de espera ou a mesa durante as refeições. Mas, nosso corpo não foi feito para ficar parado o tempo todo. Com a correria do dia a dia nem todo muito consegue um tempinho para se exercitar.

Um dos grandes problemas atualmente é o sedentarismo. E a falta de atividade física faz com que quase todo mundo sofra, pelo menos uma vez na vida, com aquela dorzinha nas costas. A postura pode afetar o corpo fisiologicamente de diversas de maneiras. Quem tem uma boa postura cria um melhor alinhamento dos órgãos, reduz a indigestão, fortalece os principais grupos musculares e diminui significativamente as dores musculares. Enquanto a má postura pode até reduzir a função pulmonar.

Para amenizar esse incômodo e evitar problemas maiores, a profissional de educação física Audrea Lara, idealizadora do Ballet Pilates, deu algumas dicas de como manter a coluna no lugar usando uma fit ball.

Alguns exercícios usando a simples bola grande de pilates (Fit Ball), obrigatoriamente a postura já tem que ficar ereta. “Uma das primeiras coisas que precisa verificar é se você está usando uma bola que tenha o tamanho certo e que esteja devidamente insuflada. Depois disso, entenda que a bola é uma parte do seu corpo e grude nela, assim os exercícios se tornam ainda mais seguro”, alerta Audrea.

+ Corra e ajude uma causa. Participe da 17ª Corrida e Caminhada do GRAAC!
 
Foto: Fotolia
Foto: Fotolia
1. Abdominal

Durante o abdominal é possível trabalhar o fortalecimento da musculatura do abdômen. Assim, conseguimos com que o exercício alcance uma ativação completa das costas e dos estabilizadores da coluna. Deite-se com a parte (região dorsal) sobre a bola e coloque as mãos atrás das orelhas. Flexione o tronco, aprofunde o abdômen e volte para a posição inicial. Para evitar esforçar o pescoço, queixo mais próximo do peito, como se tivesse segurando um limão, olhe para a frente e não para os joelhos.

2. Flexão do tronco na bola

Ajoelhe-se em frente à bola, com a barriga pressionada sobre esta e coloque as mãos sobre cada lado da bola. Estenda as costas esticando os braços e as pernas e volte à posição inicial depois de uma pequena pausa. Expire ao estender e inspire ao voltar à posição inicial.

3. Extensão braços-pernas alternando

Deite-se na bola, com a barriga pressionando contra ela e mantenha o equilíbrio com os pés e as mãos no chão. Estique o braço esquerdo e a perna direita para fora e para cima e baixe-os depois de uma pequena pausa. Troque de lados depois de cada repetição.Expire ao esticar e inspire ao voltar à posição inicial.

Ela também pode ser uma ótima ainda no dia a dia. “Qualquer pessoa pode trocar a cadeira pela bola, isso fará com que o trabalho de alongamento seja continuo no dia a dia além de diminuir o risco de lesões. “O equilíbrio, a força e a coordenação são habilidades que além de serem ativadas durante a prática podem ser levadas para a rotina”, explica Audrea.

Fonte: Webrun.com.br