PROCESSO DE EMAGRECIMENTO: DE DENTRO PARA FORA

Processo de emagrecimento: de dentro para fora


O caminho para o corpo saudável está dentro da sua mente

Vivemos em uma sociedade que impõe uma ditadura da magreza e o padrão de beleza, muitas vezes, inalcançável. É comum observarmos, conhecermos e convivermos com pessoas que buscam o emagrecimento a qualquer custo e que, por isso, cometem loucuras para alcançar o peso desejado.

O que a maioria ignora é que, ter um corpo “magro” (ou o peso adequado para seus próprios padrões) vai muito além de estética: trata-se de ter uma vida equilibrada, fazer escolhas adequadas e ser consciente do que seus comportamentos alimentares podem trazer como consequência. É um processo muito mais interno do que externo!
 
Foto: Nichizhenova Elena/Fotolia
Foto: Nichizhenova Elena/Fotolia
Por esse motivo, por não entenderem a complexidade de um processo de emagrecimento, a maioria das pessoas que buscam o tal padrão ideal, o fazem de forma desenfreada e, muitas vezes, sem o devido acompanhamento. Ou preocupam-se apenas em buscar um profissional da nutrição e da educação física, sem se importarem com a sua mente em todo processo.

Por isso, se essa pessoa está vivendo de forma desequilibrada, é muito fácil – e provável – que na busca por esses resultados, ela acabe errando na mão e desenvolvendo transtornos alimentares. Quer saber como? Tendo comportamentos de risco durante seu processo de emagrecimento.

+ Adora dançar? Não perca o Zumba Color Fest Illumination!
Clique aqui e inscreva-se!


Entre as práticas não saudáveis para perder peso, é comum encontrarmos o comportamento de comer muito pouca comida ou omitir refeições com o objetivo de perda de peso – mesmo estando com fome; usar substitutos químicos de refeições e alimentos com o objetivo de emagrecer. Estamos falando aí do possível desenvolvimento de uma anorexia nervosa.

Podemos citar aqui também a realização de dietas restritivas, uso de diuréticos e laxantes, vômito autoinduzido e até mesmo a prática excessiva de atividades físicas com o objetivo de emagrecer. Nesse caso, me refiro a bulimia. Já a realização de dietas restritivas pode levar a compulsão alimentar.

Todos esses comportamentos de risco, se executados persistentemente, podem desenvolver transtornos. Precisamos lembrar que todo exagero representa um distúrbio. Nem tudo, nem nada. Para um processo de emagrecimento saudável e sustentável, é preciso que você encontre o equilíbrio!

Além disso, o que leva um indivíduo a engordar muitas vezes é um fator emocional muito mais profundo e complexo que ele mesmo possa imaginar! Por esse motivo, é necessário trabalhar suas emoções e comportamentos, que muitas vezes, estão prejudicando diretamente a saúde. Enquanto as emoções e comportamentos não forem devidamente tratados, muito provavelmente o processo de emagrecimento não será bem sucedido ou irá progredir para um transtorno alimentar.

Fonte: Webrun.com.br