PERDEU A VONTADE DE TREINAR? CUIDADO, ISSO PODE SER OVERTRAINING

Perdeu a vontade de treinar? Cuidado, isso pode ser overtraining


O cansaço em excesso e perda de vontade de terminar os treinos estão entre os sintomas dessa síndrome, saiba como acabar com ela!

Já ouviu falar sobre a síndrome de overtraining? Trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. Ao tentar melhorar o desempenho em treinamentos e provas, os corredores exageram no volume da atividade física sem ter o descanso adequado e escolhem uma dieta incorreta.

Muitos corredores já ouviram falar disso, mas será que é comum alcançar esse pico de estresse? Sim. "Quando um atleta está com sintomas de overtraining alguns pontos ficam muito evidentes: a falta de vontade de fazer o treino e de alcançar sua meta e preguiça de treinar" explica Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva.
 
Foto: Dirima/Fotolia
Foto: Dirima/Fotolia
+ Participe da BARIGUI NIGHT RUN - 2017 - 08/07/2017 - Pq. Barigui - Curitiba, PR!

As consequências, no entanto, não são apenas de ordem muscular, elas passam por problemas nas articulações que resultam em malefícios no sistema imunológico e no aspecto psicológico do corredor. "Obviamente este problema está atrelado a questão física, falta de sono e descanso. Dores em regiões especificas, como lombar, joelho, articulações, podem acontecer porque o corpo não teve o descanso que deveria", acrescenta o treinador. "A musculatura fica dolorida constantemente porque o corpo não consegue remover o lactato, a substância que fica na musculatura pós treino. Alguns exames laboratoriais podem ajudar a identificar anemia e alguns distúrbios hormonais, vale a pena passar no médico pra saber p que está acontecendo" reitera Lobo.

O melhor meio, portanto, de se evitar o overtraining é não permitindo que ele apareça. Além de não exagerar seus limites nas pistas, é importante descansar bem entre uma atividade e outra e manter uma alimentação balanceada. A alimentação equilibrada é fundamental: hidratação, ingestão de todo os grupos, individualizada para cada esporte e período de treinamento, se preocupando com os alimentos no pré-treino, durante e após (recuperação). Dietas restritivas, desequilibradas e com baixa ingestão de carboidratos agravam o overtraining.

Se você está passando por isso nesse momento, Lobo explica o que você pode fazer para sair dessa: "Primeiro, recomendo procurar um professor de educação física, se já tiver um treinador converse como ele para refazer seu treino com uma carga menos pesada. Outro ponto é procurar um médico ou nutricionista para ajudar na parte da alimentação e fazer alguns exames para saber o que está errado com o seu organismo. Se a pessoa não quiser fazer nada disso, ela deve aprender a respeitar seu corpo, entender quando está gerando uma sobrecarga e diminuir o volume e intensidade de treino", aconselha o treinador.

Fonte: Webrun.com.br