DESAFIO BRAVES TE DÁ DICAS PARA ENFRENTAR ESPORTES RADICAIS

Desafio Braves te dá dicas para enfrentar esportes radicais


Mas lembrando sempre que a segurança é essencial!

Gostar de esportes radicais não significa, necessariamente, fazê-los. É preciso ficar atento para cuidados simples, mas de extrema importância antes de começar a praticar.

É necessário um preparo físico diferenciado para a se aventurar na natureza. “Estar com o corpo em forma para ter condições de realizar estas aventuras é fundamental, assim o corredor terá a certeza de levar apenas boas lembranças e nenhuma lesão”, afirma Leandro Silva, o coordenador do Desafio Braves.

Se você faz atividade física regular, de duas a três vezes por semana, já é considerado apto para alguns esportes mais radicais. Segundo Silva, o ideal é que ela abranja todos os músculos do corpo, para que a aptidão seja completa. “Se alongar antes de iniciar algum desafio é indispensável, afinal o corpo precisa entender que terá que fazer esforço a partir daquele momento”, indica o coordenador.
 
Foto: Divulgação
+ Que tal participar da Braves Trail Run? Clique aqui

Hidratação é outro aspecto importante. Antes, durante e após o exercício mais intenso, água. Muita água. A desidratação pode causar dores musculares, fadiga, alteração dos sentidos e até desmaio, ninguém deseja isso ao se inscrever para esportes de aventura.

Em desafios como os que o Braves proporciona, é preciso levar em conta as condições climáticas. “Se estiver sol, recomendo ao participante que cuide da exposição aos raios UV, sendo obrigatório o uso de bloqueador solar e boné”, diz. É necessário também observar os limites de peso, altura e idade estipulados para cada atividade. “Uma noite de sono bem dormida, alimentação balanceada e nutritiva, preparo físico e emocional também são requisitos básicos para quem deseja se aventurar”.
 
Foto: Divulgação
Diversão sem medo

Segurança é a palavra-chave. Para que a adrenalina não seja comprometida, cada atividade requer algum cuidado especial. Leandro Silva elenca alguns deles, separando-os por atividade:

No chão: sempre use sapatos fechados, mochila para ficar com as mãos livres, boné, roupa confortável, repelente e leve ao menos uma garrafa de água;

No ar: se a atividade é em cordas ou tem altura, é imprescindível que o participante use os equipamentos de segurança, sapatos fechados, roupas que não prendam os movimentos do corpo e protetor solar;

Na água: ainda que o ambiente remeta à roupa de banho, os esportes radicais na água precisam que o aventureiro use roupas fechadas, tênis leve mas bem seguro nos pés, protetor solar e, claro, que o atleta seja íntimo da água e saiba nadar.
 
Foto: Divulgação
+ Se desafie para a Braves Mud Race. Inscreva-se!

“Exigir um atestado médico de capacitação para atividades radicais, é uma norma que deve ser seguida por toda empresa séria deste segmento”, frisa Silva. Para ele, este é o mínimo do requisito que se exige. “Nós, do Braves temos equipe especializada para acompanhar os atletas. Se for detectado que algum pode estar tendo problemas, já está em nosso regulamento que podemos retirar o participante, a fim de preservar sua integridade física ou mental”.
 
Foto: Divulgação
+ Inscreva-se aqui para a Braves Trail Run!

+ Inscreva-se aqui para a Braves Mud Race.


Fonte: Webrun.com.br