O COACH DE EMAGRECIMENTO SUBSTITUI O NUTRICIONISTA?

O coach de emagrecimento substitui o nutricionista?


A confusão é normal e para tirar suas dúvidas, Elaine Lopes, especialista no tema explica!

Muita gente acha que em um processo de Coaching de Emagrecimento terá orientações de dietas e exercícios físicos. Por outro lado, outros acreditam que o nutricionista será o profissional responsável pela mudança comportamental.

+ Que tal enfrentar o desafio da Indomit Bombinhas? Clique aqui e inscreva-se!

Ainda, há os próprios nutricionistas que acreditam que os coaches invadiram o seu mercado e estão lhe roubando possíveis pacientes. E, infelizmente, há coaches sem nenhuma propriedade de caso, que prometem um emagrecimento rápido baseado em dietas – erroneamente – por si elaboradas.

Em pequenas partes, todos estão certos. Mas é importante esclarecer o papel de cada profissional no processo de emagrecimento. Até porque já existem “coaches” por aí que, por sua má orientação e falta de instrução, podem até desencadear em seus clientes algum transtorno alimentar… Algo que deve ser tratado por um psicólogo, um possível terceiro profissional no processo.
 
Foto: airdone/Fotolia

Foto: airdone/Fotolia
O coach é o profissional especialista no comportamento humano. A ele cabe identificar padrões de comportamentos, como sabotadores e até mesmo os que precisam ser desenvolvidos para o alcance do peso desejado. Porém, ele não necessariamente, tem formação em nutrição. Sua atuação acontece por trás da alimentação, ou seja, identificando os motivos que levam o cliente a não executar o plano alimentar. Até porque, se o paciente não mudar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, será incapaz de seguir qualquer plano alimentar!

Já o nutricionista é o profissional responsável pela elaboração do plano alimentar. Ele é quem vai conhecer nutricionalmente seu paciente, entender qual a melhor estratégia a ser indicada, quais são os componentes nutricionais que esse paciente necessita para alcançar o seu objetivo, incluindo suplementação se necessário. É quem vai elaborar a dieta adequada.

Portanto, não há uma batalha entre as duas profissões, mas sim uma união! Nada impede, obviamente, de um coach que possui formação em nutrição, orientar seu cliente em relação ao plano alimentar. Também nada impede que o nutricionista oriente seu paciente, utilizando técnicas de coaching. Desde que ambos tenham formação específica e conhecimento para isso. Mas não é o caso da maioria!

Primeiramente, é importante esclarecer que buscar um coach não anula a participação de um nutricionista no processo de emagrecimento. O coaching irá trabalhar no tripé pensamento, sentimento e ação. Já o nutricionista entrará com todo conhecimento teórico específico, para o estabelecimento de um plano alimentar adequado para o coachee.

Posso dizer que os dois serviços se complementam… A base do coaching é o comportamento e a mudança de ações, para o alcance de um objetivo específico. Para a escolha de qualquer desses profissionais, é importante que haja simpatia, confiança e identificação na relação.

Fonte: Webrun.com.br