NATAÇÃO NO MAR: VEJA TÉCNICAS E DICAS PARA SE DAR BEM

Natação no mar: veja técnicas e dicas para se dar bem


Enfrente as águas abertas sem medo com as dicas da professora da Bio Ritmo, Kelly Salles

Se você fica encarando o mar, morrendo de vontade de entrar e testar sua natação, mas ainda tem receio por não saber as técnicas corretas na modalidade, vamos te ajudar. A professora da Bio Ritmo, Kelly Salles, fala sobre as dificuldades, benefícios e dicas para nadar em águas abertas.

“O nado crawl é muito indicado para ser usado no mar, mas antes de testá-lo é importante nadar trechos mais longos, com relativa tranquilidade e, principalmente, sem alterar o estilo e a técnica por conta do cansaço”, diz a professora. Também é importante exercitar a execução da respiração frontal, mantendo a eficiência do nado na piscina.
 
Foto: expressiovisual/Fotolia
Foto: expressiovisual/Fotolia
Simule o nado no mar

O atleta pode treinar com o paraquedas, isto faz com que o nado fique mais lento e pesado, simulando assim uma correnteza. “Dessa forma, o nadador bate muito mais a perna para se deslocar. Pode-se também colocar boias na piscina, para simular uma travessia, com isso se treina a respiração frontal e o contorno das mesmas”.

Principais dificuldades

No mar, as maiores adversidades que podem ser enfrentadas são: água fria, ondas, arrebentação e correnteza. “Para evitá-las você deve treinar respirações bilaterais e frontais, fazer braçadas com a recuperação das mãos mais altas e alongadas e nadar mais rápido ao passar as arrebentações”, explica Kelly.

+ Clique aqui e inscreva-se para a Corrida e Caminhada Feminina Mc Donald's 5k!

Minha primeira vez no mar

A professora indica sempre ir acompanhado, principalmente da primeira vez. “Use uma touca que te destaque na água, saiba controlar algum possível pânico que pode surgir durante o percurso, esteja hidratado e com vestuário adequado. A roupa de borracha pode ser uma boa opção quando a água estiver muito fria, fora que ajuda a manter o corpo com maior flutuação, que deixará o nado mais rápido”.

É importante ressaltar que o atleta deve ter enfrentado uma distância igual, ou superior ao que pretende nadar no mar e sempre ter orientação de um profissional da área em seus treinos.

Fonte: Webrun.com.br