VOCÊ ANDA DE PATINS? SAIBA O QUE A PRÁTICA PODE FAZER PELA SUA SAÚDE

Você anda de patins? Saiba o que a prática pode fazer pela sua saúde


O ortopedista Felipe Savioli explica quais são os benefícios para quem patina com frequência

Patins não é apenas brincadeira de criança, muitos adultos são adeptos ao esporte. Existem até campeonatos com diversas modalidades de patinação. Inclusive, cada vez mais adultos estão indo para as ruas com seus patins, apenas por lazer. Assim como a corrida, andar de patins dá mais força aos músculos dos membros inferiores, bem como ao abdômen e glúteos, queimando de 500 a 800 calorias em uma hora.

Por exigir do patinador equilíbrio sobre o calçado instável, a atividade também trabalha a concentração, coordenação motora, resistência muscular, agilidade e até alguns reflexos, para evitar as possíveis quedas. Justamente por forçar uma postura adequada à realização do movimento, a patinação é recomendada a pessoas que têm desvios ou dores na coluna.

O doutor Fellipe Savioli, médico do esporte e ortopedista membro da SBOT Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, conta os principais benefícios que andar de patins traz para seu corpo, confira abaixo:
 
Foto: Nomad_Soul/Fotolia
Foto: Nomad_Soul/Fotolia
+ Participe do Toughman Brasil. Clique aqui e inscreva-se!

1. Melhora o equilíbrio, podendo auxiliar em outras modalidades esportivas.

2. Trabalha diversos grupos musculares tonificando-os, principalmente os membros inferiores, com as curvas, aceleração e desaceleração

3. É uma atividade que pode ser extremamente prazerosa, elevando a produção de hormônios como a serotonina.

4. É uma atividade física, o que significa que perde calorias, promovendo um bem estar ao corpo e sendo um preventivo para o sedentarismo, que pode levar à pressão alta e diabetes.

5. Geralmente é praticada ao ar livre, expondo a pessoa aos raios solares, promovendo uma maior síntese da vitamina D, melhorando a densidade óssea.

6. Não é algo monótono e pode ser praticado sozinho ou em grupo, melhorando a interação com outras pessoas.

7. Tem um menor impacto para as articulações, diferentemente da corrida, por exemplo.

E aí corredor, que tal se aventurar nesse novo exercício?

Fonte: Webrun.com.br