JIU-JITSU: SAIBA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESTA ARTE MARCIAL PARA QUEM CORRE

Jiu-Jitsu: saiba quais são os benefícios desta arte marcial para quem corre


Andrei Andrezzo, professor da Bio Ritmo, fala um pouco mais sobre esta prática

As artes marciais estão em alta, a atividade apesar do grande contato físico, também pode ajudar no desenvolvimento do corredor, já que explosão muscular, agilidade, força física, resistência e condicionamento são alguns dos benefícios proporcionados por esses esportes. O Jiu-Jitsu ou "arte suave" foi criado por monges budistas e tem como princípio o uso de alavancas, torções e finalizações, onde um indivíduo mais fraco ou leve consegue vencer um mais forte ou pesado.

"Desenvolvido no Brasil pela família Gracie, hoje é praticado nos cinco continentes. A aula consiste em alongamento, aquecimento, malhação, 'drills', posições e luta. Devido à intensidade, o Jiu-Jitsu é um dos esportes que mais queima calorias", explica Andrei Andrezzo, professor da Bio Ritmo.
 
Foto: mega gym academia
Foto: mega gym academia
+ Participe da CORRIDA CROSS COUNTRY UNINTER. Clique aqui e inscreva-se!

1. Quais os benefícios do Jiu-Jitsu?

A luta contribui para o fortalecimento muscular, aptidão aeróbica e força. Além disso, desenvolve importantes componentes na parte emocional como o autocontrole, disciplina e também nos quesitos comportamentais. Um exemplo, muito frisado no esporte, é o respeito ao próximo.

2. É bom para quem corre?

O Jiu-Jitsu enfatiza a condição cardiorrespiratória. Por ser uma modalidade esportiva de combate, trabalha com melhorias dos sistemas de estabilizações. Isso é fundamental na prevenção de lesões e aumento da performance de qualquer esporte, inclusive de corridas.

3. Como aliar o treino dessa arte marcial com a corrida?

É importante ter um treinador que entenda de planejamento. Uma boa dica, em geral, seria o praticante poder aliar as corridas e o Jiu-Jitsu, fazendo-os em dias alternados.

4. Em quanto tempo é possível ver resultados?

O resultado é quase imediato. Em um mês o aluno já tem uma melhora considerável na parte física. O preparo obtido no Jiu-Jitsu capacita para enfrentar elevados níveis de exercícios em outras modalidades, inclusive na corrida.

5. A luta é igual para homens e mulheres?

A parte da luta e do treino são sim iguais. O que pode acontecer no caso das mulheres é a proposta de treino que ela procura ser diferente, já que é possível fazer uso da modalidade apenas para trabalhar a parte de condicionamento físico.

6. Como é uma luta?

A luta é o suprassumo do Jiu-Jitsu. É onde o aluno coloca em prática tudo o que fez no treino. Ela começa em pé e se desenvolve no chão, onde os atletas buscam o tempo inteiro a finalização ou uma pontuação para vencer. No Jiu-Jitsu, para cada ataque, você tem uma defesa e um contra-ataque. Cada atleta tem seu jogo e sua característica, trabalhando toda a parte física e psicológica. Isso torna a luta atrativa e intensa.

Fonte: Webrun.com.br