EXERCÍCIOS FUNCIONAIS QUE VÃO AJUDAR NA SUA PERFORMANCE

Exercícios funcionais que vão ajudar na sua performance


O treinamento funcional vem conquistando a cada dia mais adeptos.

Além daquelas pessoas que buscam praticar uma  atividade física ou experimentar uma modalidade diferente, atletas  de corrida, natação, voleibol, basquete, ginástica, surf, jiu-jitsu e até de futebol, estão buscando a atividade para desfrutarem dos inúmeros benefícios que ela proporciona.

Como o próprio nome diz, a prática tem como finalidade fazer com que o treinamento se desenvolva buscando a funcionalidade e semelhança de gestos de uma determinada atividade esportiva ou de movimentos relacionados à vida cotidiana.

No caso dos atletas de corrida não é diferente, o diretor técnico da LF Assessoria Esportiva, Leo Moraes, deu alguns exemplos de exercícios funcionais que podem ajudar a melhorar a performance do corredor:

Participe do Amazing Run Garopaba. Clique aqui e inscreva-se!

Escada de agilidade:
 
Foto: Pratique Net
Foto: Pratique Net

Ajuda na coordenação dos movimentos, trabalhando a atenção durante a execução do exercício e melhorando a velocidade e o condicionamento físico.

Cinto de tração:
 
Foto: Pratique Net
Foto: Pratique Net

Excelente acessório para trabalhar a força explosiva e o arranque. Ambos são competências físicas, indispensáveis para um corredor sair bem da largada de uma prova ou até mesmo de um treino de tiros.

Disco de Equilíbrio ou Bosu
 
Foto: Mercado Livre
Foto: Mercado Livre

Indicado para fortalecer os músculos do core, ou seja, músculos estabilizadores da nossa coluna. São essenciais para manter uma boa postura durante a corrida. Nesses equipamentos é possível realizar exercícios como o agachamento e afundo, ambos com instabilidade, o que ativa os músculos do core.

TRX (Fita de suspensão):
 
Foto: TRX
Foto: TRX

Equipamento que permite o aluno a trabalhar em 360º, utilizando o peso do seu próprio corpo. Nesse acessório é possível trabalhar saltos e fazer exercícios como flexão de joelhos, elevações de quadril e saltos, práticas que servem para fortalecer os membros inferiores.

Exercícios Educativos:

Podem sem considerados exercícios funcionais, pois trabalham especificamente uma competência física da corrida. Com esse tipo de prática você pode melhorar sua postura e até as passadas ao correr,o que irá facilitar um bom desempenho físico. Exercícios como o avanço e saltos com elevação do joelho são ótimos e educativos para aprimorar as técnicas dos corredores.

Fonte: Webrun.com.br