PARA AS MAMÃES DE PRIMEIRA VIAGEM: TREINO FORTE ESTÁ PERMITIDO?

Para as mamães de primeira viagem: treino forte está permitido?


Há alguns anos atrás a gravidez era vista como algo extremamente frágil, onde a mulher deveria ser tratada com todos os cuidados possíveis, hoje a perspectivas mudaram e as grávidas tem uma vida ativa antes, durante e depois do período. Isto inclui trabalho, casa e atividade física.

A treinadora do Grupo de Corrida Oficina da Saúde Academia, Ângela Sturzbecher explicou como deve ser o treino de mulheres que acabaram de ter bebê. “Para as já praticantes antes da gravidez, a coisa é mais simples e o corpo está adaptado, portanto é possível manter a atividade até mesmo durante a gestação, desde que a intensidade e volume sejam reduzidos”, explica a treinadora.

“Para a mulher que praticou exercícios, após a gestação será mais fácil retomar a rotina de atividades físicas. Caso tenha parto normal poderá retomar caminhadas três vezes semana, após 20 dias do nascimento, caso tenha realizado cesárea, deverá aguardar 40 dias para retomada de atividades”, conta.

Lembre-se que cada caso é único e antes de iniciar ou retomar as atividades normalmente, deve-se ter a liberação médica. “Para as mulheres que não praticavam atividade física antes da gestação, não é aconselhável iniciar nada novo neste período, o ideal é após o parto, aguardar de 30 à 40 dias e assim, iniciar três vezes na semana, caminhadas ao ar livre ou na esteira, durante 45 minutos”, explica Ângela.


Sessões de alongamento também irão ajudar a recuperar a mobilidade dos movimentos, vamos dividir isto na semana e ver como fica, olha só:

Segunda – Caminhada – 45 min
Terça – Alongamento – 20 min
Quarta – Caminhada –  45 min
Quinta – Alongamento – 20 min
Sexta – Descanso
Sábado – Caminhada – 45 min
Domingo – Descanso
 
Foto: Kara/Fotolia
Foto: Kara/Fotolia

“Aos poucos o corpo vai se adaptando e com o tempo pode-se incluir maior intensidade no treinamento, passando para um trote e em seguida evoluir para uma corrida. Isso consequentemente inclui um treinamento de força para um melhor resultado, sempre com a orientação de um profissional de educação física e liberação do obstetra”, esclarece a treinadora.

Cuidado com as atividades aquáticas, o ideal é aguardar em média 45 dias para que o colo uterino esteja fechado, evitando assim infecções. Hoje existe no mercado uma grande variedade de carrinhos para bebê, muitos deles desenvolvidos para que as mães possam levar seus filhos no momento do exercício, assim, não tem desculpa!

Fonte: Webrun.com