FLORIANÓPOLIS SEDIA A 1ª ETAPA DE 2018 DO CIRCUITO PETROBRAS REI E RAINHA DO MAR

Florianópolis sedia a 1ª etapa de 2018 do Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar


A capital catarinense foi a escolhida para receber o maior festival esportivo de praia do país, que reúne provas de natação no mar, corrida na areia e stand-up paddle.

Florianópolis recebe a primeira etapa do ano do Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar, marcando não só a abertura oficial do calendário do evento, mas também o seu retorno a outras cidades brasileiras.

Após um ano com etapas apenas no litoral carioca, o circuito traz novidades à belíssima praia de Jurerê Internacional, no dia 18 de março, a partir das 7h.

Essa será a segunda vez que o maior festival de esportes de praia do Brasil desembarca na capital catarinense, a primeira foi em 2015, e os competidores, que não querem ficar de fora, já podem fazer sua inscrição.

Clique aqui para participar do Circuito Rei e Rainha do Mar! 
 
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

“Desde que realizamos a etapa em 2015, tivemos a certeza que voltaríamos para a cidade com o circuito nacional. A Praia de Jurerê Internacional permite ao evento um formato incrível que agrada a todos os participantes locais e, inclusive, atrai visitantes de outros estados. Nesta etapa de 2018, nos primeiros dias de inscrições, já temos a presença de sete estados diferentes representados”, comentou Pedro Rego Monteiro, diretor executivo da Effect Sport, responsável pela organização do evento.

O circuito amador possui uma diversidade de provas para todos os estilos e idades. Estão confirmadas as já tradicionais provas de natação em mar aberto, que contam com três diferentes distâncias: 1km (Sprint), 2km (Classic) e 4km (Challenge). Já os amantes da corrida na areia, podem optar pelo Beach Run com 5km.

E, para quem não dispensa nenhum dos dois, o Beach Biathlon desafia os participantes em uma prova combinada de 1km de natação e mais 2,5km de corrida. Aos que querem estar no mar, mas preferem substituir as braçadas pelos remos, também haverá provas de Stand-Up Paddle em duas distâncias: 4km e 8km.

E ainda, a primeira etapa deste ano inclui a participação das crianças. A natação no mar para a criançada (Natação Kids) de 10 a 13 anos, com provas de 200 e 400 metros e a corrida (Beach Run Kids) com provas de 300 e 600 metros, para crianças de 8 a 13 anos, tem sido sucesso em todas as etapas e elevam a importância da prática do esporte desde a infância.

A última etapa realizada em Florianópolis, em outubro de 2015, reuniu mais de 1.500 atletas, entre profissionais e amadores, e foi um grande sucesso. Grandes nomes da natação brasileira de águas abertas participaram do evento, como Victor Colonese e Betina Lorscheitter, que na ocasião se sagraram campeões em suas provas. “O Rei e Rainha do Mar está voltando a Florianópolis e eu tive o imenso prazer de estar presente na primeira edição.

O evento combinou muito com a Praia de Jurerê Internacional, além de marcar a oportunidade de abranger novos públicos e conquistar mais fãs fora do Rio de Janeiro”, disse Betina, campeã do Challenge na etapa de 2015. “Eu sou suspeita para falar porque amo esse evento e, desde a minha infância, vou a Florianópolis para passar as férias de verão. Então, para mim, essa combinação é mais do que especial”, conclui.

O Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar está de malas prontas para desembarcar na Ilha da Magia e realizar mais uma edição inesquecível! As inscrições vão até o dia 13 de março e os valores estão sujeitos a alteração de acordo com o lote. As etapas do Circuito Petrobrás Nacional Rei e Rainha do Mar 2018 são patrocinadas pela Petrobras e Piraquê e são apoiadas pelo Governo Federal.
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar

Em 2008, Luiz Lima completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. Na ocasião, o nadador recebeu o título de “Rei do Mar”.

No ano seguinte, nasceu o evento homônimo. Inicialmente, o circuito contava com apenas duas provas: a Travessia, voltada para atletas amadores, e o Desafio, para os profissionais. O evento ganhou força e visibilidade na comunidade mundial aquática e, em 2010, cruzou o oceano e fez sua primeira edição internacional em Portugal.

Também neste ano, o Desafio Elite ganhou um dia exclusivo, com transmissão ao vivo na TV aberta, e o evento passou a receber as “rainhas” do mar, se tornando, então, o “Rei e Rainha do Mar”. O circuito se adaptou e teve inúmeras provas de distâncias diferentes ao longo dos anos, mas foi em 2012 que o Rei e Rainha do Mar passou a ter provas de Beach Run e SUP, abrangendo não só os fãs de natação.

Surgia aí o maior festival de esportes de praia do Brasil! Grandes nomes da natação mundial passaram pelas nossas provas, como a norte-americana Haley Anderson, Vice Campeã Olímpica Londres 2012, o holandês Ferry Weertman, Campeão Olímpico Rio 2016, e a italiana Rachelle Bruni, Vice Campeã Olímpica Rio 2016. Em 2015 e 2016, o evento viajou o país, passando pelas cidades de Florianópolis, Fortaleza, Ubatuba e Salvador.

Já em 2017, o destaque foi para a última edição em dezembro, nas areias de Copacabana, com a aposentadoria da medalhista olímpica Poliana Okimoto no Desafio Elite. Poliana se despediu da natação ao lado de grandes atletas brasileiros, como Ana Marcela, Allan do Carmo e Léo de Deus.

Fonte: Carolina Abrantes | webrun.com.br