SLACKLINE: GANHE UMA CORRIDA EQUILIBRADA E CONSCIENTE

SLACKLINE: GANHE UMA CORRIDA EQUILIBRADA E CONSCIENTE


Variar os estímulos entre atividades físicas é a melhor forma de aprender novos movimentos e ter um melhor condicionamento.

Com o slackline não é diferente, a atividade é voltada para o treinamento do equilíbrio e propriocepção, fortalecendo musculaturas posturais e melhorando a consciência corporal.

Foto: rommalik/Fotolia

Existem diversas modalidades desse esporte, muitas pessoas praticam apenas de maneira recreativa.
 
O slackline (corda bamba) foi criado nos Estados Unidos por alpinistas que iam fazer escaladas em um parque, entre uma subida e outra, brincavam de se equilibrar nas correntes do estacionamento indo de um lado para o outro. Depois de um tempo a corrente foi trocada por uma fita plana que era amarrada em postes e árvores.
 
Chegando ao Brasil virou um sucesso, pela quantidade de paisagens e locais que poderiam utilizar as fitas, principalmente nas praias do Rio de Janeiro. O esporte cresceu tanto que existem modalidades diferentes, como: trickline (modalidade onde atletas fazem manobras em cima da fita); longline (modalidade onde os atletas percorrem uma fita acima de 40 m de distância); waterline (realizada com a fita em cima de piscinas ou rios, pode ser feita a travessia ou manobras e as quedas não são um problema); e o highline (modalidade feita com alturas acimas de 5 m, ou em montanhas, requer muita experiência porque uma queda pode ser fatal).
 
É preciso ter muita força e foco para se manter equilibrado.
 
Como a fita é mole, exige bastante força de membros inferiores e um core consciente, onde todo o equilíbrio se concentra nas ações de andar. “Para os corredores é algo interessante, porque a manutenção de uma postura regular e a consciência em manter uma boa corrida é essencial para que no momento da prova não se perca a qualidade da corrida”, explica Fellipe Franco, treinador da ZTrack Assessoria Esportiva. Além disso, é uma atividade sem grande impacto o que pode aliviar as articulações e ser um excelente treinamento pré-prova por não causar grande esforço. “Alguns educativos podem ser feitos em cima da fita para trabalhar a consciência corporal e estabilização de tornozelo, joelho e quadril”, completa. O treinador conta quais são eles:
 
Elevação de joelho parado
Equilibre-se na fita e após conseguir manter o corpo ereto, eleve seu joelho na linha da cintura e desça sem perder a postura. Utilize o braço oposto da perna que você irá levantar, como se estivesse correndo. Dê um passo a frente e troque a perna.
 
Anfersen parado
Na mesma postura anterior, eleve o calcanhar até chegar próximo do glúteo e mantenha os braços a 90°, desça a perna e dê o passo a frente para trocar a perna e repetir o exercício.
 
Caminhada elevando joelho
Equilibrado na fita, eleve o joelho na linha da cintura e dê o passo a frente trocando a perna até chegar o fim da fita.

Fonte: Webventure.com.br