SUAS ARTICULAÇÕES ESTALAM? SAIBA SE ISSO PODE SER PERIGOSO

Suas articulações estalam? Saiba se isso pode ser perigoso


É bastante comum joelhos, tornozelos e pescoço fazerem um som diferente de vez em quando.

Já se mexeu e teve aquela sensação estranha de estar “enferrujado” ao ouvir sua articulação fazer um barulho diferente? Elas podem fazer diversos sons: estouro, estalo, crepitações, moagem, e às vezes parecem desencaixar. Já sentiu isso? Ocorre frequentemente de perguntarem no consultório o que significa. As que estalam mais comumente são as dos dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço. Existem diferentes razões pelas quais essas articulações fazem esses barulhos. Aqui descreveremos as três causas mais comuns:

1 – Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial que age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigênio, nitrogênio e  o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.

+ Faça sua inscrição para a 9ª Meia Maratona Pague Menos!

2 –  Movimento das articulações, tendões e ligamentos: quando uma articulação se move (como uma dobradiça),  algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Você pode ouvir um estalo quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, seus ligamentos podem apertar quando você mover suas articulações. Isso normalmente ocorre em seu joelho ou no tornozelo, e pode fazer um estalo.

3 – As superfícies ásperas: articulações artríticas fazem sons causados ​​pela perda de cartilagem lisa e devido a rugosidade da superfície articular começa a crepitar. Conhecemos esse processo como condropatia e, em alguns casos, o não tratamento podem evoluir para um desgaste articular severo gerando dor, neste caso, então, é preciso ter um pouco mais de cuidado.

Os estalos são prejudiciais?

Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves. Mas sabemos que todo excesso por mais que não seja doloroso pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido a repetição do movimento pela articulação, mas não temos comprovação.

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causas e procurar um especialista, assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos. Fonte: Dra. Ana Paula Simões, ortopedista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

+ Clique aqui e escolha sua próxima corrida!